As Brigadas Fantasma - Jhon Scalzi (Guerra do Velho #2)

Se eu esqueci da resenha desse livro? Esqueci TOTAL, mas segue o baile.



Li esse livro no final de 2017, mas foi bem no final mesmo, terminei no dia 31, por causa das festas eu acabei esquecendo de anotar que eu deveria fazer resenha desse livro.
Enfim, As Brigadas Fantas-ma é continuação de Guerra do Velho, e foi lançado em 2017 pela editora Aleph, possui 376 páginas, folhas amarelas e boa diagramação.
Apesar do livro ser vendido como uma continuação de Guerra do Velho, a leitura deste não é necessária para o entendimento de As Brigadas Fantasma, os acontecimentos aqui se passam depois de A Guerra do Velho, porém ele possui novos personagens novos ambientes, tudo no mesmo universo criado por Scalzi. Confesso, me assustei quando soube que a continuação era assim, mas quando eu comecei a ler o livro todo o meu receio foi embora e eu aproveitei bastante a leitura.

Sinopse: As Brigadas Fantasmas são as Forças Especiais das Forças de Defesa Coloniais, tropas de elite criadas a partir do DNA dos mortos e transformadas em soldados perfeitos para as operações mais difíceis da CDF. Eles são jovens, são rápidos e fortes, e eles estão totalmente sem escrúpulos humanos.

O universo é um lugar perigoso para a humanidade - e está prestes a se tornar muito mais perigoso. Três raças com as quais os humanos enfrentaram antes aliaram a nossa expansão para o espaço. Seu linchpin: o cientista militar Turnoard Charles Boutin, que conhece os maiores segredos militares da CDF. Para prevalecer, a CDF deve descobrir por que Boutin fez o que fez.

Jared Dirac é o único humano que pode fornecer respostas - um híbrido sobrehumano, criado a partir do DNA de Boutin, o cérebro de Jared deve poder acessar as memórias eletrônicas da Boutin. Mas quando o transplante de memória parece falhar, Jared é dado às Brigadas Fantasmas.

Em primeiro lugar, Jared é um soldado perfeito, mas quando as memórias de Boutin se estendem lentamente, Jared começa a intuir o motivo da traição de Boutin. Como Jared procura desesperadamente por seu "pai", ele também deve enfrentar suas próprias escolhas. O tempo está acabando: a aliança está preparando sua ofensiva, e algumas delas planejam coisas piores do que a mera derrota militar da humanidade - Skoob 


"A tecnologia humana era boa,
 e no quesito arsenal os seres humanos 
estavam tão bem equipados quanto a grande
 maioria de seus adversários. Mas a arma que importa
 no fim das contas é aquela que fica atrás do gatilho."

Impressões:
As Brigadas fantasma assim como Guerra do Velho é recheado de bons diálogos e também de humor na medida certa. 
Logo no começo nós ficamos sabendo que o antagonista criou um clone de si mesmo e matou para forjar sua morte, após isso é cogitada a ideia de transferir a consciência dele para que as FDC (Forças de Defesas Coloniais) descubram que motivos levou ele a se rebelar e é aí que se dá o nascimento do nosso protagonista.
Inicialmente a transferência não da muito certo e por isso, Jared começa a criar uma personalidade própria, porém com o passar do tempo ele acaba tendo umas memórias do dono da consciência que foi implantada nele, o Boutin e  termina descobrindo os possíveis motivos que levaram ele a se rebelar.
O livro retrata bem as experiências de vida do Jared, pois ele é um recém nascido num corpo de adulto, graças ao Brainpal ele não tem o comportamento de um bebê, já que esse programa 'planta' alguns conhecimentos em sua mente, tais como andar, como formar frases etc.
É um livro com uma premissa muito boa e que é bem escrito, assim como Guerra do Velho, o livro é envolvente, e os personagens por serem bem descritos são bastante empáticos, é impossível não torcer pelo Jared.
Certos momentos, provocam reflexões, sobre o quanto nós precisamos de tecnologia, e se em algum momento a fala vai ser obsoleta e nos comunicaremos apenas através de meios eletrônicos.
Enfim, recomendo bastante o livro pra quem gosta de guerra com alienígenas, genética, conspirações, e discussões sobre o ser humano e o que somos capazes de fazer em prol do nosso ego.
 Com certeza é um livro 5 estrelas.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

@darksunbooks

Topo