Só Os Animais Salvam - Ceridwen Dovey

Olá sencientes, tudo bem com vocês? Simbora falar da minha primeira (e espero que última) decepção com a Darkside books?
Só Os Animais Salvam é o segundo livro da sul africana Ceridwen Dovey, seu titulo original é Only the Animals e foi lançado em 2014 originalmente e em 2017 a Darkside trouxe a obra para o Brasil. 



Sinopse: Nós, humanos, nos achamos o máximo. Mas o que temos feito com o nosso mundo? "Só os Animais Salvam" é um livro que tenta responder a essa pergunta de maneira inusitada. Cada um de seus contos é uma fábula moderna, narrada por um bicho diferente, vítima de uma de nossas incontáveis guerras. Em meio ao caos, os animais conseguem encontrar esperança e inspiração numa das atividades mais significativas que nossa espécie já criou: a literatura. Ceridwen Dovey reúne fragmentos e personagens da obra de escritores imortais e nos faz sonhar o sonho dos inocentes. Só os animais salvam. - Skoob 




Impressões: Sobre a edição, não tem nem o que falar: padrão Darkside, edição lindíssima com várias constelações ilustradas. 


Em cada começo de conto tem uma ilustração do animal protagonista do conto, mais uma constelação o representando.


Quero destacar dois contos em especial, antes de dar o meu veredito sobre o livro.

Alma de Chipanzé, de longe é o melhor conto do livro. Cheio de referências a Planeta dos Macacos esse conto é assim como a sua obra inspiradora, um tapa na cara da sociedade. É um: será que somos assim, tão superiores mesmo? Nós somos racionais?
O final desse conto é fantástico, queria muito falar mais abertamente aqui com vocês, mas não quero dar spoilers.

O conto Alma de Urso, onde um Urso (haha) é um dos únicos animais restantes em um zoológico, divide sua jaula uma ursa cega e que já não possui sanidade mental. Ele é alimentado por algumas poucas pessoas pois nem todos acham que animais devem ser alimentados. O conto é ambientado na Bósnia em 1992, ou seja, durante a Guerra da Bósnia, onde houve escassez de água e comida e por isso o abandono do zoológico e dos seus animais.
Esse conto é extremamente pesado, com bons diálogos e um fim chocante.





Conclusão: Apesar de ter gostado bastante desses dois contos, eu achei que essa coletânea mereceu apenas duas estrelas e meia, a maioria dos contos tem histórias não muito tocantes, e pouco convincentes, (okay, estamos falando de fábulas, eu sei) mas a autora poderia sim, ter criado histórias melhores e continuar com a proposta de fazer referências a autores famosos que já escreveram sobre animais.
A escrita da autora também é muito arrastada, mas muito, muito mesmo! Ao meu ver ela quis deixar os contos, cheios de conteúdo (referências a escritores como George Orwel, Tolstói.), porém ela não soube fazer isso e acabou deixando a escrita densa.
Tiveram uns contos, com finais ridiculamente abruptos o que me deixou bastante incomodada.


É isso aí, se você já leu essa coletânea, deixa nos comentários o que achou.
Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

@darksunbooks

Topo