O Exorcista - William Peter Blatty

Olá sencientes, tudo bem com vocês?

Vocês já devem estar cansados de ouvirem falar sobre esse clássico, no entanto, mesmo eu sendo fã de terror, nunca havia lido esse livro, mas após a experiência de leitura vim contar o que achei a vocês.

Sinopse: O mal toma várias formas e a literatura e o cinema parecem se desafiar a criar inúmeras personificações desse mal. Seja com monstros, formas deformadas de nós mesmos, ou demônios, a indústria do entretenimento sempre foi bem-sucedida em representar a essência do nosso lado mais reprovável. O exorcista, no entanto, conseguiu ultrapassar esse limite. Inspirado em uma matéria sobre o exorcismo de um garoto de 14 anos, o escritor William Peter Blatty publicou em 1971 a perturbadora história de Chris MacNeil, uma atriz e mãe que está filmando em Georgetown e sofre com as inesperadas mudanças de comportamento de sua filha de 11 anos, Regan. Quando a ciência não consegue descobrir o que há de errado com a menina e uma nova personalidade demoníaca parece vir à tona, Chris busca a ajuda da Igreja no que parece ser um raro caso de possessão demoníaca. Cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown, salvar a alma de Regan, enquanto tenta restabelecer sua fé, abalada desde a morte de sua mãe. Em O exorcista, Blatty conseguiu dar ao demônio a sua face mais revoltante: a corrupção da alma de uma criança. A jovem Regan é, ao mesmo tempo, o mal e sua vítima. Ela recebe a pena e a revolta dos leitores e espectadores em doses equivalentes e, mesmo quarenta anos depois, seu sofrimento e o abismo entre o que ela era e o que se torna continuam nos atormentando a cada página, a cada cena. Até, enfim, descobrirmos que não se trata apenas de uma simples história sobre o bem contra o mal, ou sobre Deus contra o demônio, mas sobre a renovação da fé.



"E, de repente, ele voou pelo quarto, lançado para trás pela força de um golpe do braço de Regan, desferido quando ela se sentou, com o rosto contorcido de ódio. — A porca é minha! — Ela gritou com uma voz rouca e forte. — Ela é minha! Fique longe dela! Ela é minha!"



 Impressões: Eu me arrependi bastante de não ter lido esse livro antes, acho que se eu tivesse lido há uns dez anos atrás eu teria ficado mais impressionada com essa leitura, mesmo assim O Exorcista com certeza é um dos livros mais pesados que eu já li, e mesmo tendo lido o livro após décadas de lançamento, eu posso afirmar que esse livro ainda choca bastante. 
A escrita do autor é muito boa, do tipo que prende bastante e apesar dele ser do tipo que dá muitos detalhes, ele o faz com muita cadência e em momento algum a leitura se torna cansativa.
As partes em que a personagem encontra-se em crises, vamos colocar assim, nas crises possessivas de Megan, o autor descreve tudo com uma frieza assustadora, mesmo eu já tendo visto os filmes dessa franquia, ler o que estava acontecendo com a Megan foi realmente uma experiência que testou o meu estômago.
Com tudo o que é descrito aqui nesse livro, em no auge de 2017 fiquei chocada imagino que o leu na década de 70, já que o mesmo foi lançado originalmente em  71.
Enfim, gostei bastante do livro, entendi porque é um clássico do terror e merece 5 estrelas.
Se você já leu esse livro, comente aí o que achou.
Beijão e ate a próxima.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

@darksunbooks

Topo