Livro x Filme / Nerve - Jeanne Ryan

Um caso onde o filme é melhor que o livro.

Vi esse filme assim que lançou no Netflix por motivos de Dave Franco a sinopse ter me chamado bastante atenção.



Basicamente o filme conta a história da Vee uma garota simples, tímida e reservada da qual todos sempre esperam atitudes sensatas, e que vive a sombra de sua melhor amiga Sidney, esta bastante popular e ousada. Por causa de provocações de seus amigos sobre sua falta de ousadia, Vee acaba participando do Nerve, um jogo on line onde as pessoas precisam cumprir desafios, a fim de se divertirem e também de ganharem dinheiro. O plano inicial é de Vee cumprir apenas um desafio e desistir do jogo, porém ela acaba gostando dos desafios e continua a jogar, percebendo depois, que o jogo pode ser bastante perigoso.

Abaixo segue um pôster do filme, e sim gente, não esqueci de mencionar o garoto não, como vocês já devem imaginar, o filme tem romance, a Vee conhece o Ian no seu primeiro desafio, e o público, (sim esqueci de mencionar que todos os desafios do jogo são assistidos por milhares de telespectadores, sorry), gosta da química entre eles e a partir de então a maioria dos desafios, eles precisam cumprir juntos.

Agora vamos ao livro:

"Tímida, esforçada, leal, todas essas chatices típicas de Capricórnio, eu sou assim"


Sinopse: Você já se sentiu desafiado a fazer algo que, mesmo sabendo que pode se arrepender depois, acaba levando em frente? A heroína deste livro também.
Vee cansou de ser só mais uma garota no colégio, e quer deixar os bastidores da vida para assumir seu merecido posto sob os holofotes. E o jogo online Nerve, febre nacional transmitida ao vivo, pode ser o início dessa trajetória de sucesso. Basta que ela clique no botão “Jogador” em vez de “Espectador” para entrar na disputa, que propõe, a cada etapa, um desafio novo.
A adolescente acaba formando uma dupla imbatível com Ian, um garoto desconhecido com quem trava contato ao se inscrever em Nerve. Juntos, vão galgando posições no jogo. Mas, conforme os dois avançam na disputa, os desafios ficam cada vez mais complexos... e perigosos. - Skoob

Nerve (amém por eles terem mantido o título original) foi lançado originalmente em 2012 e em 2016 a editora Planeta resolveu aproveitar que o filme seria lançado e lançou o livro junto. A capa brasileira é a capa de filme, o que só aumentou o apelo, mas que particularmente eu até gosto dessa capa e entendo o uso dela, apesar de achar a capa original (esquerda) mais bonita.

"O Carma deve está querendo me ferrar" 

Impressões/Livro: Provavelmente você achou a sinopse do livro e do filme parecidas senão iguais. Porém na prática ambos são bem diferentes, no livro nós temos uma Vee um pouco mais animada que no filme, em contra partida nós temos no livro um Ian muito forçado.
Falando do livro isoladamente, a escrita é uma escrita rápida, de fácil entendimento, mas não é nada muito elaborada. Em algumas partes, achei que a autora foi inclusive amadora, ela queria justificar o comportamento da Vee com o signo dela e isso me pareceu coisa de fanfic, sabe? Aliás essa foi a minha impressão ao ler o livro, que alguma fã tinha visto o filme e feito uma fanfic baseada no filme.
O que mais me incomodou no livro, como eu disse acima, o Ian é bastante forçado, ele falava umas coisas pra Vee que não tinha cabimento, coisas que não se falam pra alguém que você acaba de conhecer, além disso em alguns momentos eu achei ele muito egoísta. A Vee também é bastante influenciável, mas no geral até que me diverti muito lendo o livro, e dei bastante risada com a Vee, por isso acabei dando 3,5 para o livro, porque ele cumpriu com o que prometeu.


Impressões/Filme: O filme é gostosinho de assistir, é aquele filme que tem começo meio e final e nada fica subentendido, os personagens são legais, e quero destacar aqui o Ian.
Esse personagem em especial tem uma melhora imensa se comparado ao personagem do livro. Primeiro que nós temos aqui um Ian, que tem um motivo sério para estar no jogo e apesar de insistir pra que a Vee cumpra alguns desafios com ele, no final, nós acabamos vendo que ele se importa verdadeiramente com ela. Okay, ele dá uns vacilos, mas ele tem bons motivos para isso.
Outro destaque do filme, os desafios são mais emocionantes que os do livro, não quero dar spoiler aqui, mas pra quem já viu ou vai ver, o desafio da moto é o meu preferido.
A Vee é uma personagem bastante cativante, possui algumas atitudes irresponsáveis, mas que são justificadas por causa da situação de estresse em que ela fica por conta do jogo.
Outro destaque é a amiga da Vee, a Sidney, ela foi uma personagem muito convivente e importante para trama, além de apontar para um problema que alguns jovens passam.

O filme tem uma pegada meio Black Mirror então em vários momentos é possível ver como eles estão criticando a sociedade de forma muito sútil.
Dei 5 de 5 estrelas para o filme e super recomendo.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

@darksunbooks

Topo