O Ceifador - Neal Shusterman

Olá sencientes, tudo bem com vocês? Hoje vou contar para vocês tudo que eu achei do livro O Ceifador. 
O Ceifador ou Scithe, nome original do livro que foi publicado em 2017 tanto nos USA quanto no Brasil.
A editora responsável pela publicação brasileira é a Seguinte, o livro é o primeiro volume de uma série e até o momento a continuação não foi publicada.
A história gira em torno de dois personagens, Citra e Rowan, ambos são adolescente e vivem num mundo futurista onde a morte é controlada.
A Nuvem na qual hoje armazenamos dados adquiriu consciência. Porém, ao contrário dos que os filmes de sci-fi - em sua maioria - relata, a Nuvem, que nesse universo se chama Nimbo – Cúmulo, obtém conhecimento sobre tudo, então acaba solucionando todos os problemas da humanidade: fome, miséria, assassinato, desemprego, todos os tipos de doenças e até como reviver uma pessoa já morta, exceto a morte por fogo. Ela só não conseguiu uma maneira de lidar com a superlotação, e assim, Nimbo - Cúmulo cria a Ceifa, uma organização que tem autoridade para matar pessoas, respeitando as ordens já pré-estabelecidas pela mesma. As pessoas que ceifam são chamadas de ceifadores e recebem treinamento para coletar a vida das pessoas. 

"Os mandamentos do ceifador
1. Matarás.
2. Matarás sem discriminação, fanatismo ou pensamento premeditado."

Citra e Rowan levam uma vida normal, até encontrarem ocasionalmente um ceifador, que os convida para serem aprendizes de ceifador. Após estranharem e relutarem um pouco, ambos aceitam porque como aprendizes toda a família que morava com eles estariam imunes a morte até o fim do treinamento. No entanto, apenas um deles será escolhido como ceifador o outro vai voltar para sua vida normal. Eles imaginavam que o treinamento fosse complicado, porém não chegaram nem perto de imaginar como era ser um ceifador e todos os desafios que os ceifadores enfrentam. Tudo se complica quando eles descobrem que muitos ceifadores são corruptos ou que sentem prazer em matar, promovendo mortes em massas das mais horrendas formas. 

 "Prevejo o dia em que os novos ceifadores
serão escolhidos não por causa de alguma moralidade esotérica, mas porque gostam de tirar
vidas. Afinal, este é um mundo perfeito — e, num mundo perfeito, não devemos todos ter o direito
de amar o que fazemos?"

O que eu achei: O Ceifador é um livro que merece mais do que cinco estrelas, além de ser bem escrito, ter personagens empáticos, cenas bem elaboradas e ser bem ambientado, o livro provoca no leitor reflexões sobre o mundo em que nós vivemos. Como seria se já não existissem mais nada de ruim? Se não tivéssemos que nos preocupar com a morte acidental, insegurança ou fome? Será que o mundo seria mesmo perfeito? Não iriamos simplesmente ficar apáticos? Será que são necessários momentos ruins para que possamos valorizar os bons momentos? 
Leiam esse livro porque ele com certeza merece ser lido e depois me digam qual a opinião de vocês a respeito dele e dos questionamentos que ele provoca. 
Nem preciso dizer quantas estrelas eu dei, né? Favoritadissímo! 

Beijo e até mais. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

@darksunbooks

Topo