Maus - Art Spiegelman

Olá sencientes, tudo bem com vocês? Hoje queria falar dessa HQ que eu faz tempo que eu queria ler, mas só agora tive oportunidade.
Maus é uma HQ que paira entre a ficção e a biografia. Nela, o autor sueco Art Spiegelman conta o que aconteceu a sua família, especialmente ao seu pai, durante o Holocausto.

Spiegelman usa animais para representar diferentes grupos étnicos, como ratos para judeus, gatos para alemães, sapos para franceses. etc.

Além de contar como o seu pai sobreviveu ao Holocausto, o autor também fala sobre como isso afetou a vida de sua família mesmo após o fim da guerra, traumas e preconceitos que a guerra causou, além de todas as mortes.

Art deixa explicito no livro o quanto a sua relação com seu pai era complicada e também como o pai não era um ser perfeito.

A coisa que eu mais gostei nessa HQ, além da história é claro, foi exatamente que o Art trautou os personagens como seres imperfeitos, ele não pintou todos os judeus como pessoas boazinhas e dignas de pena, falou sobre a perseguição que os judeus sofreram, sobre o problema de ser considerado descartável e digno de ódio por ser apenas judeu, mas também abordou preconceitos que alguns judeus tinham, inclusive o seu pai.

É importantíssimo que tenhamos na literatura personagens reais, com dúvidas e problemas reais. Existem pessoas boas, pessoas ruins, pessoas boas com algumas atitudes ruins e vice versa.

É isso aí, vocês que já leram essa HQ, comentem aqui o que acharam.
Beijos e até a próxima.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

@darksunbooks

Topo